Com toda certeza temos saudades do tempo em que ligávamos a MTV para escutar boas músicas, opiniões bem embasadas, Vjs articulados e bem informados sobre o universo musical. Esses tempos, que no Brasil se iniciaram exatamente na década de 90 e renderam bons frutos como: Yo, Lado B, Fúria , Vacaláctica, Garota Enxaqueca, Teleguiado, Gordo a Go - Go, Gordo Freak Show, Hermes e Renato, entre tantos outros parecem ter virado mesmo apenas nostalgia, assim como a geração que cresceu ansiosa para assistir a um novo episódio de Beavis and Butt-Head.
Quem não se lembra da Vacaláctica?
As mudanças radicais na emissora começaram a partir de 2008 com a popularização do Youtube.Segundo pesquisa feita na época, os jovens não mais precisavam esperar por clipes durante a programação e esta foi inclusive uma das razões que eliminaram o Disk MTV da grade. Com esta nova tendência a solução foi encontrar programas alternativos que fisgassem o telespectador jovem, e após uma série de demissões (daqueles Vjs bem articulados e informados os quais me referi no começo) a MTV optou por quadros de humor que foram aos poucos se tornando a atração principal da emissora.
Nada contra o humor, mas o problema é que a MTV fez novas apostas para piadas que continuaram velhas. A turma encabeçada por Marcelo Adnet, parece obter êxito e originalidade apenas quando o humor dura em torno de 15 minutos, pois quando ganharam espaço e autonomia em 2010 ( ou melhor, quando dominaram a MTV) começaram a repetir o mesmo padrão e quadros muito semelhantes ao de seus antecessores Hermes e Renato, que saíram da emissora após esta se recusar a ceder horários diferenciados e maior abertura ao programa.
Se por um lado a comédia ( ou deboche gratuito, afinal a linha é muito tênue) trouxe novos horizontes a emissora, também a descaracterizou e mudou o público de jovem para infantil. Deixou de ser uma referência musical e consequentemente perdeu muito de sua essência. Percebendo isso, a diretoria se renuiu para novamente fazer revoluções drásticas e no começo deste ano passou por mudanças administrativas, realizou novas demissões e informou :"A MTV não vai sumir do mapa ,estamos justamente fazendo a lição de casa para que sobrevivamos muitos e muitos anos" e "A MTV quer ser moderna, bacana e lucrativa, seu DNA é musical". Segundo Helena Bagnoli, atual diretora da emissora.
A melhor notícia de tudo isso ?
Visando retornar a sua essência e recuperar um público mais maduro, a MTV quebra o jejum de quase dois anos sem um programa direcionado ao Rock e ao Metal trazendo Bruno Sutter, humorista do antigo Hermes e Renato, de volta com seu personagem Detonator no comando do Rocka Rolla.
Rocka Rolla, nome em homenagem explícita ao Judas Priest , que estreou no último dia 03é um programa que apresenta o mesmo jeito Massacration de ser. Muito metal, rock e é claro o humor relacionado a estas tribos musicais. No palco o Castelo de Grayskull é o local de onde o Deus do Metal ,Detonator, surge para animar uma platéia composta por headbangers ávidos por metal. Os quadros vão desde entrevistas, traduções de clássicos do Death Metal até apresentações ao vivo de bandas cover oficiais e bandas com sons próprios. Para os homens de plantão, o programa conta inclusive com uma Deusa do Metal como assistente.
Rocka Rolla, humor e rock coexistindo na MTV novamente.
É claro que Rocka Rolla ainda pode melhorar em relação a própria estrutura, principalmente na adaptação do Bruno para comandar sozinho o show. A interação é algo muito positivo no decorrer de todo o programa e a qualidade da atração será melhor avaliada após certo tempo de exibição, mas garanto que já refrescou os ânimos de quem estava saudosista. Afinal, palavras como música, metal, rock, pareciam ter desaparecido do vocabulário da emissora. Para melhores informações sobre os horários e reprises basta acessar : mtv.com.br/rockarolla.
Fonte:
mtv.com.br
0 comentários:
Postar um comentário