O "Revival" 90 e o Single Parents


Pode reparar, na música, existe um certo ciclo de saudosismo que de vez em quando aflige toda uma geração e influencia uma leva de novos artistas. É quase como se mais ou menos a cada 20 anos, milhares de pessoas ao mesmo tempo, simplesmente acordassem e descobrissem que coisas boas aconteceram 20 anos atrás, não raramente essa evocação do tempo e revisão do passado reflete nas obras e canções produzidas hoje as vezes resultando em trabalhos de qualidade, é o caso de grupos como Autolux, Loomer, The Pains of Being Pure at Heart e outros...

O trio paulistano Single Parents é uma mostra disso, formado em 2009 o grupo tem suas principais influências em grupos que se tornaram muito populares nos anos 90 como My Bloody Valentine, Sebadoh, Sonic Youth e gêneros como o lo-fi e até o tal do "Shoegaze". Na semana passada lançaram seu álbum de estréia o competente "Unrest" produzido por Roger Paul Mason que já trabalhou com artistas como Dirty Projectors, Mike Patton e os Brasileiros do Holger. O álbum é um amálgama de vários gêneros combinando melodias densas, acordes dissonantes e boas letras cantadas em inglês que dão ao conjunto todo uma identidade poderosa. Vale a pena conferir!

Sobre o álbum e o Revival dos anos 90, trocamos uma idéia com o baterista da banda Rafael Farah que explica mais sobre o trabalho, confira:

O álbum foi produzido por Roger Paul Mason, como surgiu a idéia de trabalhar com ele? Teve algum trabalho dele em especial* que fez vocês quererem que ele produzisse o "Unrest"?

Rafael: Em abril de 2010 fizemos uma breve tour em Nova York e precisávamos de algumas pessoas residentes na cidade para nos ajudar com a divulgação dos shows. Tínhamos certo contato com o pessoal do Holger e eles tinham acabado de terminar de gravar o seu primeiro álbum, o "Sunga", que foi produzido pelo Roger (que mora em NY). Então conversamos e ele nos ajudou bastante nessa divulgação. Desde então mantivemos o contato. Em novembro de 2010 gravamos uma versão de "Every Night" do Paul McCartney para uma coletânea do blog Rock'n'beats e o Roger mostrou interesse em trabalhar conosco nessa faixa. Gostamos muito do resultado e esse foi o ponto chave para que o escolhermos como produtor do álbum. Além disso, nós gostamos muito do trabalho dele como músico e como produtor. O Roger irá tocar em nosso show de lançamento do "Unrest" dia 24 de março, ele apresentará as músicas do seu disco solo, o "First Bird: One", que é um belíssimo disco.

Como rolou o processo de criação das canções? A maioria são composições novas ou há faixas escritas já a muito tempo?

R: Das músicas do álbum, "Escape", "Last Conversation", "Beginning of Your Rage" e "Blurred" foram compostas entre 2009 e 2010 e já as tocávamos em shows. Todas as outras nove ficaram prontas no final de 2010, num processo intenso de composição e estruturação das músicas que durou em torno de dois meses num sítio no interior de São Paulo. Nós três ficamos durante esse tempo todo por lá, completamente concentrados nessa pré-produção. À medida que as músicas eram finalizadas, de lá mesmo, fazíamos as pré-gravações num home studio que montamos e enviávamos para o produtor, Roger Paul Mason, que ouvia as canções e nos respondia com sugestões para os arranjos. Trabalhamos (agora os quatro) nas músicas durante esse período até que, faixa a faixa, o disco foi sendo fechado até chegarmos no nosso 100% de ideal.

Das bandas novas, quais são as que vocês mais tem ouvido no momento?? ( Nacionais e gringas )

R: Nós ouvimos muitas coisas em comum, mas cada um tem suas preferências. Quando gravamos "Unrest", estávamos ouvindo muito a álbuns dos anos 80 e 90. Mas gostamos demais de ir atrás de novos artistas e novos lançamentos. Os últimos que ouvimos e gostamos muito foi o Girls, o solo do Thurston Moore e do Lee Ranaldo, Caveman, Yuck, Pains of Being Pure At Heart, Real Estate, Smith Westerns, The Rosebuds, Vaccines, Washed Out, Carter Tanton, Deerhunter, Caveman, The War On Drugs, John Maus, WU LYF, Destroyer, Cloud Nothings. Cara, tem muita coisa, escutamos quase um novo disco por dia, essa lista é infinita! hehehe. Além das bandas nacionais que gostamos muito e sempre acompanhamos, como o Twinpine(s), Medialunas, Câmera, Loomer, Team.Radio, 3VOL, The Cleaners, Hangovers, Badhoneys, Sin Ayuda, Cabana Café, Hierofante Púrpura, The Soundscapes, e mais uma porrada.

Nos últimos anos houve um certo "revival" geral dos anos 90, visto que apareceram vários grupos - No Brasil e fora dele - influenciados por bandas que rolavam naquela época. Teriam os anos 90 finalmente se tornado clássicos, ou você diria que é um ciclo natural na música??

R: Acredito que é mais que natural e cíclico um movimento de mais de 15 anos virar clássico. E a partir desse ponto, também é natural que rolem os revivals e novas bandas influenciadas pelas bandas da época. Mas faz bem quem utiliza da boa influencia musical pra tentar construir algo novo e contextualizar a situação, e não ficar preso a uma ideologia ou movimento que grande parte das idéias já não fazem mais parte do nosso dia a dia.
----

O álbum do grupo já está disponível para download gratuito no site da TRAMA, e quem estiver em São Paulo, poderá conferir o show de lançamento dos caras no próximo dia 24 na Associação Osaka. Confira um pouco do som do Single Parents:


0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...