Eskorbuto: Os pioneiros do Punk espanhol

Presenteio os leitores desse blog, principalmente os apreciadores e admiradores das bandas Punks dos anos 80, com um estudo biográfico feito por este que os escreve sobre "A Banda Mais Honrada que já pisou neste Planeta em Milhões de Anos" nas palavras deles próprios. O Eskorbuto surgiu nos anos oitenta, é uma das primeiras bandas Punk a fazer letras e cantar em espanhol, e sendo influência no mundo todo para bandas Rock, Punk e outros gêneros ligados. É claro que não vou postar a biografia completa e aquele monte de tietagem blá blá blá, se bem que em breve pesquisa na internet, constatei que não existe (ou não é fácil de encontrar) a história da banda em português, a banda tem uma história um tanto conturbada e as vezes as informações são desencontradas.

Eskorbuto, Rock Radical Basco!
Os integrantes nasceram em Santurce e chegaram e viver nas ruas, Iosu e Juanma deram inicio a banda como guitarrista e baixista respectivamente, os dois faziam vocais. Um tempo depois Paco entrou para completar o trio, como baterista. A primeira apresentação foi num colégio, próximo ao local de ensaio (que eu também não sei onde é!) e a média de idade do publico era de 10 anos!

Em uma viagem a Madri em Agosto de 1982 conseguiram um novo selo, o "SPANSULS RÉCORDS" e gravaram sua primeira demo. Num momento em que o movimento Punk engatinhava na Espanha, e os temas estavam voltados pro lado do humor, os Eskoburto tocavam temas que eram considerados tabus, até mesmo pras bandas que se intitulavam Punk na época, e lançaram a demo, que foi esgotada em 3 meses, com as sonzeiras: "Mucha Policía, Poca Diversión", "Mi Degeneración" e "Enterrado Vivo". Foram 15 trabalhos lançados, PRIMEROS ENSAYOS em 1982; O "single" MUCHA POLICÍA, POCA DIVERSIÓN, pela Spansuls, em 1983; JODIENDOLO TODO, a Primeira Demo lançada em 1983; QUE CORRA LA SANGRE, Segunda Demo lançada 1984, O álbum ESKIZOFRENIA,que foi gravado em 1984, nos estudios Pant-Pot em Bilbao e foi editado em 1985. O primeiro disco de longa duração dos Eskorbuto com o espírito simples e raivoso do PUNK, com muita critica social, musicas curtas e provocadoras; ZONA ESPECIAL NORTE um disco político (no formato "Split") com a também espanhola RIP que foi gravado no final de 1983; ANTI-TODO de 1985, gravado nos estudios "Tsunami", com todas musicas gravadas em 26 horas, foi editado em fevereiro de 1986 por DISCOS SUICIDAS, mais um clássico da banda; Também em 86 lançam a compilação YA NO KEDAN MAS COJONES, ESKORBUTO A LAS ELECCIONES dos primeiros anos da banda com musicas especialmente de protesto; em 1986 é lançado o disco duplo, ao vivo ("directo" em espanhol) IMPUESTO REVOLUCIONARIO; LOS DEMENCIALES CHICOS ACELERADOS, de 1987 (editado em 88) também no formato duplo, com 20 sons de ritmo pausado, e letras raivosas, editado primeiramente por "Discos Suicidas", teve seus direitos comprados pela DRO, que anos mais tarde reeditou em um CD;
Las Mas Macabras De Las Vidas:
 O Lado sombrio do  Eskorbuto
LAS MAS MACABRAS DE LAS VIDAS, de 88, é um trabalho muito diferente, onde não cabe comparações aos discos anteriores,em questão do estilo. É um disco que honra seu titulo de Macabro e mostra
um lado mais "sinistro" da banda, A Morte, a Tristeza e A Frustração estão fortemente presente nas musicas, os tons de voz e a melodia comprovam isso; DEMASIADOS ENEMIGOS, Gravado e Mixado por Matraka Diskak em Outubro de 1991, estranhamente, não trás temas políticos, de protesto ou grande contestação, mas demonstrando um pessimismo quase niilista com o rumo que as coisas estavam tomando, belas canções como "En La Luna" e "Adios Reina Mia" são parte desse álbum, desesperançoso, deprimente e belissimo. A ultima faixa "La Mejor Banda Del Mundo", acabou se encaixando como uma especie de previsão, ja que sua letra fala muito em fim; AKI NO KEDA NI DIOS foi lançado em 1994, com letras (as 8 primeiras) escritas por Paco e Juanma logo após a morte de Iosu, porém Juanma também morreu e Paco decidiu buscar uma equipe profissional para trabalhar essas 8 musicas, mas outras duas canções que não haviam sido gravadas. KALAÑA de 96 e DEKADENCIA de 98, são álbuns lançados depois da morte de Iosu e Juanma, e não tem a mesma atitude a postura da Grande Banda que é o Eskorbuto.
Juanma e Iosu morreram no ano de 1992, Iosu em Maio (dia 31) e Juanma em Outubro (dia 8), por problemas ligados ao consumo de Heroína. O baterista Paco, resolveu continuar com a banda mesmo depois da morte dos fundadores, e por conseqüência foi tachado de mercenário, e alvo de boicote de Punks, Fãs e outras bandas da cena underground européia. o "Novo Eskorbuto" (sem Iosu e Juanma) lançou os albuns "Kalaña" e "Dekadencia", como ja era de se esperar com alta "taxa de reprovação".

VIDEO CLIPE (Qualidade não muito boa) de BUSCO EN LA BASURA, do disco Eskizofrenia:
Fontes: http://es.wikipedia.org/wiki/Eskorbuto
http://usuarios.lycos.es/yorditxu/tributo/eskorbuto04.htm
http://usuarios.lycos.es/yorditxu/tributo/eskorbuto02.htm

1 comentários:

  1. Gente, cintando o Rock espanhol é obrigatório falar do Leño e do Barón Rojo...

    ResponderExcluir

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...