Bandas e suas formações instáveis

Como todo ouvinte de Rock e Metal, você já deve ter notado que estabilidade não é o ponto forte de boa parte dos grupos. Digo isto pelo frequente vai e vem de músicos destas bandas. É muito comum grupos que acabaram e, depois de algum tempo, voltam com “força total” ou algum membro se desliga da banda e volta em alguns anos. E as desculpas os motivos são diversos: drogas, vontade de seguir carreira solo, incompatibilidade musical ou mudanças no som da banda. Confira algumas bandas que passaram por vários “vai e vem”.

Bruce Dickinson, por exemplo, deixou o Iron Maiden, uma das principais bandas de NWOBHM, para seguir carreira solo (Creio que muitos conhecem a carreira solo dele). Então o grupo chamou Blaze Bayley, da Wolfsbane, de Hard Rock. Cerca de 7 anos depois, Bruce volta ao Iron, trazendo consigo um antigo integrante do grupo, o guitarrista Adrian Smith, que deixou a banda em 1989, após lançar o álbum “Seventh Son of a Seventh Son”, para também seguir carreira solo. “Eu estava começando a me sentir sufocado na banda”, disse Adrian, que ainda completou “Eu precisava explorar minhas próprias ideias musicais, que na época iam a uma direção diferente das do Iron Maiden”. No mesmo ano lançou seu primeiro disco solo “Silver And Gold”, liderando os vocais e a guitarra. Embora o álbum tenha rendido um bom resultado, estava distante do estilo do Donzela de Ferro, indo, de fato, para uma direção diferente a do grupo.
Ainda no Heavy Metal, o lendário vocalista Rob Halford integrou o Judas Priest de 1973 a 1992, quando decidiu deixar a banda para tocar projetos experimentais de Metal. Começou com a banda Fight(Que pelo me lembro, tem algumas músicas boas), e gravou dois álbuns entre 1993 e 1995. Em 1999 criou a banda Halford, lançando seu primeiro disco, “Resurrection” (Um dos melhores discos de 2000, na minha opinião), no ano seguinte. Em meados de 2003, Rob retornou ao Judas Priest, que concilia com sua banda solo.

Dentro do Thrash Metal, o vocalista Joey Belladonna foi e voltou diversas vezes do Anthrax, grupo que faz parte da Big Four, que reúne as quatro maiores(?) bandas do gênero. Belladonna ingressou ao grupo em 1984. Foi demitido em 1992 pelas famosas divergências musicais com o restante da banda. Pouco tempo depois, John Bush é convidado para assumir o posto de vocalista. No ano de 1995, mais precisamente em março, Danny Spitz saiu da banda e não houve um substituto. No álbum Stomp 442, a guitarra é revezada por Dimebag Darrel(Pantera), Scott e Paul Crook. Em 2001, Rob Caggiano entra para banda, assumindo a guitarra. Três anos depois, Frank Bello se desliga do grupo para integrar o Helmet. Em 2005, Joey retorna a banda, juntamente com Bello. Mas o vocalista permaneceu até 2007, quando Scott Ian anuncia o fim da reunião da formação clássica por causas não divulgadas.Os vocais ficaram a cargo de Dan Nelson e, depois, de John Bush novamente. Em 2010, Belladonna resolveu retorna mais uma vez para a banda.


No Hard Rock, Ian Gillan, que ingressou o Deep Purple em 1969 para substituir Rod Evans, saiu após 4 anos, para montar um estúdio, abrir um hotel e uma empresa ligada ao motociclismo(Acho que se falassem pra ele que catar bosta na rua dava dinheiro, ele cataria). Em 1976, a morte de Tommy Bolin por uma overdose de heroína fez com que o Deep Purple fosse oficialmente desfeito. David Coverdale, Jon Lord e Ian Paice participariam do Whitesnake, Ian Gillan se uniu ao Black Sabbath por alguns meses (além de seguir carreira solo) e Roger Glover se juntou à banda de Ritchie Blackmore. Em 1984 o Deep Purple volta com a formação “clássica”, no entanto a banda soava mais como Rainbow ou Whitesnake do que com a sonaridade original. No ano de 1987, Joe Lynn Turner(Rainbow) assumiu o lugar de Gillan, que volta em 1992. Depois foi a vez de Ritchie Blackmore, devido aos atritos que continuavam na banda. Foi substituído por Joe Satriani. Alengando estar velho e que precisava se aposentar, Jon Lord, em 2002, anuncia que estava deixando a banda, mas de maneira amigável, e para seu lugar foi anunciado Don Airey.
Já no Rock alternativo, Pat Smear, guitarrista do Foo Fighters, que foi músico de apoio do Nirvana, anunciou sua saída do Foo Fighters no palco do MTV Video Music Awards, em 1997. Antes de tocar a música ‘Everlong’, Smear disse que aquela seria a última canção que tocaria com a banda e acrescentou “Gostaria de apresentar a vocês Franz Stahl, que vai assumir”. No entanto, depois de participar da turnê acústica da banda de Dave Grohl, ele volta oficialmente para o grupo no ano de 2007.
Citei alguns exemplos de “vai e vem” dentro do Rock e alguns de seus gêneros. Nos próximos textos serão sobre exemplos de “vai e vem” dentro do Rock Nacional, Black Sabbath, Ramones e KISS. Até a próxima.


Confira o texto Trocou o vocal? Acabou a banda!”, do colaborador Rodrigo Ribeiro Freitas, sobre saída de vocais das bandas.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Li o post e achei bem interessante a temática.
    Não sou headbanger mas de vez em quando ouço uns "bate-cabeça". Ahaha.
    Minha sugestão seria um post somente sobre o troca-troca dos integrantes do Sepultura. Na minha concepção, não existe exemplo que mostre melhor essa inconstância das bandas do segmento metal. O Sepultura hoje encontra-se com uma formação TOTALMENTE DIFERENTE de seu início. Se antes tinhamos Max Cavalera, Igor Cavalera, Jairo Guedes e Wagner Lamounier hoje temos Derrick Green, Andreas Kisser, Paulo Jr e Jean Dolabella. Sem dúvidas, mesmo sem a formação original o Sepultura continua mandando muito bem. Mas, se trata de uma banda brasileira, que conseguiu usar inclusive elementos da música indígena no metal e que tem reconhecimento fora do país. Por isso,acredito que essa trajetória do Sepultura merece um post.

    ResponderExcluir
  2. @..

    Com certeza terá algo falando sobre "troca-troca" de integrantes em bandas e o texto citará o Sepultura. Já estou trabalhando nas próximas matérias deste assunto. Obrigado pelo comentário e pela dica!

    Abraços,
    Tairo Santos

    ResponderExcluir

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...