"Trocou o vocal? Acabou a banda!"

Geralmente, qual a notícia que mais deixa fãs de uma banda emputecidos? A saída do vocalista que gravou as músicas que eles cresceram ouvindo nos shows e discos. Isso cria uma conexão muito forte, e por isso não conseguem nem imaginar outra pessoa os "assassinando", naturalmente implica que um novo trabalho de estúdio tenha passe por uma prova de fogo muitas vezes injusta para se mostrar digno dos trabalhos "clássicos". Temos exemplos de mudanças bem sucedidas como a saída de Ian Gillan e a entrada de David Coverdale e Glenn Hughes no Deep Purple, a saída de David Lee Roth e a chegada de Sammy Hagar no Van Halen, mas também há as odiadas pela maioria dos fãs: John Corabi no lugar de Vince Neil no Mötley Crue, David Reece no lugar de Udo Dirkschneider no Accept (veremos como conseguiram dar a volta por cima mais adiante)... e a lista é infindável. Contudo, parece que nesse novo século os fãs estão mais abertos às mudanças e as bandas ficaram mais confiantes, não tentaram "reinventar a roda".
Nesse texto, irei me apegar a três álbuns lançados entre 2008 e 2010 que, na minha opinião, são trabalhos que se sobressaíram na cena heavy metal e coincidentemente não foram gravados com os ditos "vocalistas da fase clássica":

Tygers of Pan Tang - Animal Instinct (2008)
Eu, como a maioria dos leitores que conhecem a banda, só conhecem mais a fundo os dois primeiros trabalho do grupo, que são clássicos da NWOBHM: Wild Cat, de 1980 e Spellbound, lançado no ano seguinte. É interessante salientar que cada um desses discos traz um vocalista diferente: Jess Cox no Wild Cat e John Deverill no Spellbound.
Animal instinct saiu em 2008 e conta apenas com Robb Weir como membro original e tem nos vocais o desconhecido de nome engraçado Jacopo Meille. Quando li que a banda gravaria um novo disco eu mesmo nem dei muita atenção porque depois dois trabalhos citados acima o que veio  a seguir é de mediano pra baixo. No entanto, li uma resenha (não lembro onde, talvez no Whiplash), bastante positiva sobre o trabalho e resolvi ir atrás. Não foi tempo perdido, pois Animal Instinct é um disco incrível! Temos faixas que podem muito bem serem futuros clássicos como "Cry Sweet Freedom" e "Dark Rider", onde a banda deixa bem claro de onde veio e há também o lado mais Hard Rock em "Rock Candy" e "If You See Kay" (sacaram o título?) possuem o voicebox, efeito em que o guitarrista usa a boca como uma espécie de "wah-wah", assim como percebemos uma clara influência de Krokus e AC/DC em "Hot Blooded", um dos destaques de Animal Instinct. No disco como um todo, Jacopo Meille acaba se sobressaindo com sua voz cheia de drive e feeling, dando o tempero exato para o som do Tygers, nesse lançamento que é o melhor desde o longíquo Spellbound.

Accept - Blood of the Nations (2010)
Dos trabalhos que escolhi para expor meu ponto de vista, esse foi o que mais despertou a ansiosidade do público. Mesmo com as broxantes regravações de Balls To The Wall e Flash Rockin' Man, com Mark Tornillo, eis que uns meses depois começa a circular no rede o clipe de Teutonic Terror, simplesmente um das melhores canções de heavy metal compostas nesse século.
No fim de 2010, Blood of the Nations é lançado e a grande maioria dos fãs da banda já o consideram um clássico, pois Wolf Hoffman - guitarra, Peter Baltes - baixo, Mark Tornillo - vocais, Herman Frank - guitarra e Stefan Schzwarzmann quebraram tudo no disco! A produção de Andy Sneap deixou o som cm um punch incrível, todos os instrumentos audíveis sem apelar para a sonoridade "modernosa", tão comum nos dias de hoje.
"Beat the Bastards" com um riff que remete aos tempos do Objection Overruled, abre o petardo enquanto a já citada "Teutonic Terror" faz todo mundo gritar "give 'em the axe" junto com Mark. O que se segue depois disso é um festival de riffs e vocalizações incríveis, com o "novato" que enterra qualquer necessidade de retorno do Udo aos vocais. Lá pelo final do trabalho, temos "No Shelter" e "Bucketful of Hate", faixas cheias de fúria e melodia, que encerram o Blood of the Nations de maneira impar.
Não vejo nenhum trabalho lançado antes de 2010 que seja possível de bater esse álbum. Parece que as estrelas se alinharam para que o Accept voltasse, e mais forte do que nunca.

Tank - War Machine (2010)
A notícia da saída de Algy Ward do Tank e a entrada de Doogie White nos vocais e Chris Dale no baixo me pegaram de surpresa, ainda mais porque Algy era o único membro original do grupo e a decisão da banda de o "expulsar" não me pareceu acertada, mais que isso, soou como uma bela de uma falcatrua. Mesmo assim, quando War Machine saiu, fui atrás para conhecer e acabei gostando muito do que ouvi: guitarras dobradas em profusão, peso, os vocais de Doogie White muito bem encaixados, soando bastante como Biff Byford, mas ainda assim, ótimos. Entre as faixas que mais gostei estão "Judgement Day" e suas ótimas linhas guitarra e "Great Expectations" totalmente NWOBHM.
Infelizmente "War Machine" é um trabalho que pouco gente ouvirá mas, quem o fizer, não irá se arrepender.


1 comentários:

  1. Esse do Accept superou!!
    O Verdadeiro Heavy Metal nunca morrerá!!!

    ResponderExcluir

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...