A Popularização do Rock'N Roll no Brasil nos anos 80




Nora Ney foi a primeira cantora a gravar uma música de rock no Brasil. Em 1955 ela gravou a famosa música de Bill Haley, “Rock Around the Clock”. Em dezembro do mesmo ano, a canção ganhou sua versão em português, “Ronda das Horas” por Heleninha Ferreira. Assim o rock no Brasil começou tímido e só passou a ganhar identidade quando Os Mutantes e outras bandas dos anos 60 começaram a fazer o rock ‘n roll com uma cara realmente brasileira.

Mas foi somente com o fim da ditadura militar que o rock brasileiro deu as caras na mídia de verdade e tornou-se fenomeno musical de muitos jovens no país. Dos anos 80 podemos citar várias bandas que ainda estão na ativa, as já esquecidas e aquelas que ficam na memória: Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Replicantes, Titãs, Ultraje a Rigor, Coléra, Legião Urbana, Lobão e os Ronaldos, Engenheiros do Hawai, Capital Inicial, RPM, Blitz, enfim, são várias que você pode adorar e até odiar.

Titãs no Rock 'n Rio 1985
Lógico que antes dos anos 80 muito rock ‘n roll já rolava no Brasil. Mas foi nesta época que ele se tornou popular e muitas músicas se tornaram clássicas. Com influencia de vários gêneros, passando do pop ao punk, as músicas eram carregadas de irônias com temáticas políticas, cotidianas ou de sentimento. Algumas viraram até moda, quem nunca esteve em uma rodinha de violão e alguém resolve tocar Faroeste Caboclo inteira? A música, hino das rodinhas, foi composta em 79 por Renato Russo, mas foi lançada oficialmente em 87 no ábum “Que País é Este” do Legião Urbana.


Para relembrar mais um pouco dessa época, vamos a algumas curiosidades do rock anos 80:

  • Em 1982, saiu o primeiro álbum da Blitz, As aventuras da Blitz com o hit “Você não soube me amar”. Foram 100 mil cópias vendidas.
  • No mesmo ano, rolou o primeiro festival de punk de São Paulo, com Inocentes, Cólera, Ratos de Porão entre outros. 
  • Em 1983, Camisa de Vênus lança seu primeiro disco homonimo.  E foi esta mesma banda que lançou em 1987 o primeiro disco duplo de rock brasileiro dos anos 80: O álbum Duplo Sentido. Mas um dia após o lançamento, a banda anunciou seu fim. Eles voltam anos depois.
  • Em 1985, acontece o primeiro Rock ‘n Rio. No festival sobem ao palco bandas como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha Lulu Santos e Eduardo Dusek.
  • Em 1987, o Cólera se torna a primeira banda da época a fazer uma excursão pela Europa. A turnê deles contava com 56 shows pelo velho continente.
  • Em 1988, Legião Urbana se apresenta para 50.000 pessoas em Brasília. O show termina rápido por causa de um tumulto. 400 pessoas foram atendidas por médicos, 60 ônibus depredados. O vídeo abaixo mostra uma reportagem, que pela época eu acho até cômica a forma como o repórter fala da situação.




Ainda há muitas curiosidades sobre esta época, mas aguardem, este assunto ainda vai render muitos posts.

Fonte de pesquisa: revista MTV /Edição 18

2 comentários:

  1. Exato..agora falta falar do Boom do Rock Nacional nos 80 certo? Zero, Tókio,Hojerizah, Picassos Falsos, Violeta de Outono,Varsóvia,aqui no Paraná mesmo só por baixo naquela época surgiram: Relespública(Curitiba), Beijo AA Força(Curitiba),em Londrina vcs já sabem.Em São Paulo estouraram da noite para o dia o Gueto, o Cabine C, Inox(Hard Rock), no sul TNT, Taranatiriça,Replicantes,Garotos da Rua, DeFalla(Porto Alegre), no Centro Oeste,Sexoesplícito,Sepultura,Overdose(BH),Arte no Escuro,Detrito Federal...tem material para danar neste quesito. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Bacana Kadú, temos que falar sobre isso, no texto me concentrei no rock que estava na mídia mesmo. Mas haverá outro texto sobre estas bandas que vc citou, inclusive, as de Londrina, irei precisar da sua ajuda.

    ResponderExcluir

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...