Hábitos musicais: entre a nostalgia e a tecnologia

Imagem do perfil da
comunidade  Discografias do Orkut,
entre 2005 e 2009 era o espaço
 utilizado por muitos que buscavam
 músicas na internet.
Ouvir música pelo rádio, pela tv, pela internet,  pelo  disco de vinil, fita cassete, CD ou mp3.  O tempo que dita a transição de certos hábitos musicais na sociedade está passando mais rápido. Com a inserção das plataformas digitais e o uso massivo da do ciberespaço, percebemos como o costume de conhecer novos sons mudam constantemente. Quantas pessoas já passaram por você hoje com um fone de ouvido? Não é mais walkman e nem discman,  agora o Ipod ou o celular por mais simples que seja já tem uma playlist rolando em lugares inusitados.
Os primeiros suportes de reprodução sonora mecânica datam o século IX, mas foi só a partir de 1950 que o hábito de trazer o trabalho musical do artista para dentro de casa popularizou-se com a inserção do disco de vinil.  Na mesma época o rock ‘n’ roll estava nascendo junto com a indústria fonográfica que se desenvolvia graças a essas transformações.
Hoje os fãs de música ainda tem o costume de esperar ansiosamente pelo lançamento de um álbum, comprar e escutar atentos e críticos ao trabalho produzido mas esse comportamento está se tornando escasso conforme o avanço do suporte digital e a possibilidade de baixar músicas no meio virtual. Um CD, por exemplo, que podemos comprar nas lojas com todas as músicas do álbum pensadas e alinhadas de acordo com o que o artista quer transmitir, já podemos encarar isso de outra forma: é possível fazer o download somente daquela música que se popularizou ou a que você mais gosta e nem se preocupar com o restante do CD de qual a música pertence.
Foi nos anos 80 que a fita cassete se popularizou no país.
O modo de como  se ouve música muda constantemente com a plataforma digital. Um exemplo pessoal: nasci em 1989 e lembro dos vinis em casa, quando criança escutava histórias de contos de fadas em um LP pink. O toca discos se foi e as fitas cassetes ocuparam o lugar, até hoje minha família tem uma caixa grande com várias fitas. Na adolescência, usava as fitas velhas da caixa para gravar músicas pelas estações de rádio (sabe o costume de esperar a sua música preferida tocar no rádio e apertar o "rec"? Pois é, sempre perdia a introdução. Perdi o começo de One By One do Foo Fighters, e acho este disco até recente).  No meio de tudo isso, já economizava pra comprar alguns CD's originais.  Pouco depois já fazia downloads de música com a internet discada, na madrugada.
Hoje, com as ferramentas virtuais, podemos conhecer álbuns do mundo todo que acabaram de ser lançados e que normalmente demorariam para estar disponíveis na loja de disco mais próxima. Já quem nasceu poucos anos antes de 1989, teve uma vivência de comportamento musical um tanto diferente, o vínil foi mais intenso, assim como a fita cassete. E provavelmente quem nasceu  nos anos 1990  já não sabe o que é gravar uma fita no rádio.
Essas transformações estão bem mais aceleradas, sobretudo com a popularização do meio virtual, e isso não é  só na música, mas em todos os âmbitos culturais. Entretanto não podemos generalizar, há aqueles que sempre comprarão um cd ou um vinil pelo prazer do encarte ou pela qualidade de gravação, e se não for pela nostalgia será porque de certa forma alguém passou adiante o modo de como se escutava músicas anos atrás.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...