A Prova de Morte - Tem que assistir!

Kurt Russel ja foi garoto Disney, mas desde que descobriu que o Mickey era apenas uma fantasia de borracha ficou mau...mas muito mau.

Em À Prova de Morte ( 2007),  Quentin Tarantino dá prosseguimento à tentativa de apreender para si os elementos do cinema B norte-americano que o seduziram na infância. Da mesma forma que Cães de Aluguel, À Prova de Morte é um buddy movie – filme de amigos, no caso, com meninas: duas histórias separadas, dois grupos de companheiras que conversam e trocam confidências, até serem ameaçadas por Stuntman Mike ( Kurt), dublê enlouquecido que atira seu carro contra mulheres na estrada.
 
Mas, confesso que esta descrição do filme é pouca!  Quem assistiu a Prova de Morte e acompanhou as gravações do making off e a entrevista gravada de Tarantino entende que como sempre existe algo a mais. Na verdade, este filme é a segunda parte de  Grindhouse, um projeto de Tarantino com Robert Rodriguez ( praticamente o alter ego de Quentin). Eles fizeram uma homenagem aos antigos filmes de terror exibidos em Drive -in na década de 70, cheios de monstros, kung fu, violência.

Além de compor este lado B, o filme traz referências fortes dos pioneiros australianos em relação a cenas de perseguição de carros . O Próprio Tarantino aifrmou que os americanos conseguiram fazer isso apenas tempos mais tarde e nunca com a mesma intensidade. Ele coloca você dentro da perseguição , e não como um mero telespectador.  Isso se dá graças as filmagens internas dos carros , desta forma não vemos apenas um carrinho atrás do outro, estamos dentro : suando, acelerando e sentindo cada derrapada.

A homenagem que Tarantino faz aos dublês de ação também é destaque e nos leva a pensar : Porra! nunca vi o lado destes profissionais, nunca pensei a loucura de ser um dublê. Tanto é que no elenco,tirando a belíssima filha de Sdyney Poitier - Tamiia Poitier e  Kurt Russell ( mais conhecidos) os demais são realmente dublês de renome dentro de Hollywood. Isso torna as cenas extremamente vicerais e autênticas. Contantdo inclusive com Zoe Bell em uma cena de tirar o fôlego :


Zoe Bell no capô do carro :dublê profissional , maníaca, responsável por eu tentando fazer isso em casa....

Infelizmente, o filme não foi bem recebido nas bilheterias. Especialistas alegaram que a geração de hoje em dia pouco conhecia a estética grindhouse. E o foco das atenções terminou recaindo apenas em Planeta Terror ( Robert Rodriguez) ...que digamos é mais descarado e não exige tanta referência em sutilezas.

Agora eu pergunto : a geração de hoje em dia não conhece grindhouse??? Porra! Vai pesquisar então, antes de falar que não entendeu a proposta. A geração de hoje em dia nem sabe quem foi o Gordo e o Magro. E eu estou falando sério, outro dia no cinema vi uma adolescente apontar para um cartaz do Gordo e dizer :" Olha! O Jo Soares!" ( FODA).

Enfim, para o filme ganhar esta atmosfera ele foi  rodado em uma pelicula especial que fazia emendas, causando a sensação de que além de antigo o rolo poderia romper a qualquer momento.

A trilha sonora , como sempre em se tratando de Tarantino, é impecável!  As cenas sensuais também, aliás, o abuso de sensualismo e sexo também são componentes grindhouse. E , para quem achou que a cena de Salma Hayek em um Drink no Inferno foi excitante , vai gostar desta cena abaixo:


Vanessa Ferlito, atriz com muitooo potencial ....também tentei fazer isso em casa....

Na trilha sonora, o telespectador conta com  - Funky Fanfare, The Last Race , Baby It's You , Paranoia Prim , Jeepster, Sally & Jack,  Good Love, Bad Love ,Staggolee ,The Love You Save (May Be Your Own) , Down in Mexico,  Hold Tight, It's So Easy, Introduction ,Unexpected Violence (Violenza in attesa) , Riot in Thunder Alley, Gangster Story ,Italia a mano armata, Score , La polizia ,Chick Habit ,Laisse Tomber Les Filles . Ou seja, é sonzeira pura...o hit da mocinha comportada aí em cima é o Down in Mexico, para quem também quiser tentar em casa.

Enfim,a dica do Rockoutzine é que você ignore a bilheteria e as críticas ( que normalmente acompanham a bilheteria ) e assista a este filme, além de divertido , ação pura é cheio de diálogos muito bons...a lá Tarantino mesmo. E depois dele...duvido você querer pegar carona!!


A Prova de Morte : tem que assistir!

Fonte: À Prova de Morte (Death Proof) 2007

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...