Túnel do Tempo: 27 anos do PMRC (Parents Music Resource Center)


Se pudéssemos dividir a história da música em alguns tópicos, esse assunto certamente estaria entre os "bizarros". Tudo começou em 19 de setembro, quando alguns músicos, os senadores Paula Hawkins e Al Gore e também representantes da PMRC foram ao Comitê do Senado expor a sua desaprovação ao conteúdo de algumas músicas que estavam sendo produzidas, convocando uma audiência, que foi aceita. 

Mas o que seria o PMRC? Em 1985 foi formado um comité norte-americano por esposas de diversos deputados, inclusive Tipper Gore, mulher de Al Gore, conhecido por seu engajamento ambiental, que tinha por objetivo alertar os pais dos "perigos" do rock e afins, que segundo a sua concepção, fazia apologia da violência, do suicídio, do crime e consumo de drogas. O "Parents Music Resource Center", como foi chamado, teve tamanha repercussão que muitas gravadoras aceitaram colocar as suas etiquetas que alertavam o conteúdo das letras.



O porquê de tamanho rebuliço seria o fato de Tipper Gore e a filha estarem ouvindo a música "Darling Nikk", do famoso Prince, e Tipper ter interpretado o conteúdo como sexual. E para combater esse tipo de "apologia", o PMRC quis desenvolver sistemas de avaliação, imprimindo avisos em capas de album, pressionando a mídia a não transmitir canções ou vídeos com o conteúdo que avaliaram ser prejudiciais.

A preocupação com esse assunto foi de tamanha dimensão que até uma lista, intitulada "Filthy Fifteen", com as canções de conteúdo mais desagradável para eles foi produzida.

1. PRINCE: Darling Nikki (Sexo/Masturbação)
2. SHEENA EASTON: Sugar Walls (Sexo)
3. JUDAS PRIEST: Eat Me Alive (Sexo)
4. VANITY: Strap on Robbie Baby (Sexo)
5. MÖTLEY CRÜE: Bastard (Violência)
6. AC/DC: Let Me Put My Love Into You (Sexo)
7. TWISTED SISTER: We're Not Gonna Take It (Violência)
8. MADONNA: Dress You Up (Sexo)
9. W.A.S.P.: Animal (Fuck Like a Beast) (Sexo)
10. DEF LEPPARD: High 'N Dry (Drogas/Álcool)
11. MERCYFUL FATE: Into the Coven (Ocultismo)
12. BLACK SABBATH: Thrashed (Drogas/Álcool)
13.MARY JANE GIRLS: In My House (Sexo)
14. VENOM: Possessed (Ocultismo)
15. CYNDI LAUPER: She Bop (Sexo/Masturbação)

Essa organização culpava o rock pelo aumento da criminalidade, e atribuia a músicas como "Don't Fear the Reaper", do Blue Oyster Cult e "Suicide Solution" de Osbourne, como incitadoras do suicídio, músicas essas que, na verdade, foram interpretadas de maneira errônea (Don't Fear the Reaper apenas  fala sobre não ter medo da morte e Suicide Solution era uma referência a morte de Bon Scott, por excesso de bebida. "Solution = Solução", isto é, a bebida)

Alguns músicos depuseram contra a PMRC, como Frank Zappa e Dee Snider. Abaixo, um trecho do depoimento de Dee Snider que se defendia da acusação feita à música "Under the Blade", que remeteria ao sadomasoquismo e ao estupro:

“A Sra. Gore disse que uma de minhas músicas, ‘Under the Blade’, encoraja ao sadomasoquismo, servidão e estupro. As letras que ela citou não têm absolutamente nada relacionado com estes assuntos. Ao contrário, as letras em questão são sobre cirurgia e o medo que ela causa nas pessoas. Como o criador de ‘Under the Blade’, eu posso dizer categoricamente que... o único sadomasoquismo, servidão e estupro nesta música estão na cabeça da Sra. Gore.”

E para encerrar, ilustrando ainda mais esse fato curioso, abaixo, uma das capas "não-recomendadas" que poderiam desestruturar uma família nuclear feliz.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...